Quando se fala em melhores praias do mundo, as praias brasileiras frequentemente aparecem na lista, principalmente as praias do Nordeste. Um exemplo foi a premiação Traveller’s Choice para 2022: The Best of the Best Beaches, realizada pela plataforma de viagens, TripAdvisor.
Os vencedores do Travellers’ Choice são determinados com base na qualidade e na quantidade de avaliações e pontuações dos viajantes publicadas na plataforma em um período de 12 meses. Para se qualificar para um prêmio, o estabelecimento, empresa, destino ou ponto de interesse deve ter um perfil no TripAdvisor por pelo menos 12 meses, deve receber um número mínimo de avaliações dentro do período de análise do prêmio, além de manter ou exceder uma pontuação mínima de círculos na plataforma.
Nessa última premiação realizada pela TripAdvisor, as 3 praias brasileiras consideradas como as melhores do mundo, estão localizadas no Nordeste, são elas: Quarta Praia, em Morro de São Paulo (BA); Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) e Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa (RN).
Mas quando se fala em ranking de praias sustentáveis, o Brasil tem apenas 22 praias, enquanto Portugal, líder nesse número, chega a ter 393 praias com o Programa Bandeira Azul, edição 2021-2022. A região Nordeste aparece com apenas 4 praias com essa certificação, são elas: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador (BA); Praia de Guarajuba, em Camaçari (BA); Praia de Itacimirim, Camaçari (BA) e a Praia do Patacho, Porto das Pedras (AL).
O Programa Bandeira Azul é um prêmio internacional para praias, marinas e embarcações de turismo, realizado pela Foundation for Environmental Education e implementado em toda a Europa desde 1987. No Brasil, a certificação existe desde 2005 e é coordenada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Uma série de critérios referentes à qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança são analisados e devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Quando se fala em qualidade da água, por exemplo, a certificação exige que as praias tenham uma excelente qualidade da água de banho. Para ser considerada Bandeira Azul, uma praia deve apresentar resultados de qualidade da água excelentes. Não basta apenas ser considerada própria para banho.
O principal objetivo da certificação é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico, turístico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
Além da importante questão ambiental em ser uma praia com a Bandeira Azul, a certificação é um diferencial para aquele turista que está procurando um local para passar férias com a família, tornando o local mais competitivo em relação a outras praias.
Praia do Patacho – fica localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas, e fica a 2 horas da capital, Maceió. A praia fica na chamada Rota Ecológica de Alagoas, que compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe e Porto de Pedras. A região é paradisíaca e com praias desertas.
Praia da Ponta de Nossa Senhora – localizada na parte norte da Ilha dos Frades, em Salvador, Bahia. Situada entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros, tem uma extensa faixa de mata nativa e é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por causa de suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para o banho, a pesca e mergulho.
Praia de Guarajuba – o local que fica a 42 km de Salvador, na Costa de Camaçari, é uma das praias mais visitadas do Litoral Norte da Bahia. Estando 12Km antes da Praia do Forte e à 39Km antes da Costa do Sauípe. A praia recebe o selo ecológico Bandeira Azul pela terceira temporada consecutiva.
Praia de Itacimirim – uma das mais belas praias do litoral norte baiano, situada na cidade de Camaçari, a aproximadamente 6 km da Praia do Forte. Além de um cenário deslumbrante, Itacimirim ainda possui uma ótima infraestrutura, com quiosques, pousadas e restaurantes.
Veja abaixo a lista com todas as praias e marinas brasileiras com o selo ecológico Bandeira Azul para a temporada 2021-2022:
Praias:
Marinas:
Publicado em: https://impactanordeste.com.br/apenas-4-praias-do-nordeste-estao-em-ranking-de-praias-sustentaveis/