Blog Post

Freelas conecta mulheres freelancers a oportunidades profissionais

D L • 12 de maio de 2022

Plataforma que surgiu durante a pandemia, conecta e gera oportunidades profissionais para mulheres freelancers da economica criativa e facilita a contratação inclusiva para diversas empresas

Tudo começou quando a advogada, antropóloga e pesquisadora de gênero, natural de Natal (RN), Sophia Prado, decidiu empreender com o objetivo de impactar positivamente a vida de outras mulheres. Assim nasceu a plataforma digital Freelas, com o intuito de promover a equidade de gênero conectando profissionais mulheres da economia criativa entre si e a quem deseja contratar seus serviços.


A iniciativa surgiu durante a pandemia da Covid-19, em junho de 2020, com o objetivo de conectar e gerar oportunidades profissionais para mulheres e oferecer um caminho seguro e prático para empresas que precisam fazer contratações temporárias e ainda não adotaram políticas mais inclusivas para isso. No último dia 09, o Freelas lançou um novo ambiente virtual que possibilita contratar e gerir freelancers de qualidade com agilidade, segurança e impacto social.


A Freelas, única plataforma do Brasil que tem como foco a economia criativa e a equidade de gênero, possui mais de 500 profissionais ativas e uma robusta carteira de clientes com empresas como Rede Globo, Petrobras e Cultura Inglesa, além de ter conquistado importantes selos como Inovativa Brasil, Creative Hubs Academy, Shell Iniciativa Jovem, Aceleração do Instituto Ekloos, entre outros. 


“Na realidade, contribuir com a autonomia financeira das mulheres é a grande bandeira da Freelas, mas entendemos que isso vai além da geração de renda direta. Que isso está, também, na oportunidade de aperfeiçoamento contínuo e na rede enquanto espaço de troca e desenvolvimento colaborativo”, explica Sophia Prado, diretora-executiva da Freelas.


Combater desigualdades e gerar oportunidades


De acordo com Sophia, os vieses inconscientes fazem com que as mulheres tenham mais dificuldade em acessar oportunidades, mas, também, em ascender profissionalmente, problema agravado pela desigualdade salarial, que ainda é uma realidade em todo o mundo. E cita dados da Catho, que mostram que 30% das mulheres ainda deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos no Brasil


“É diante desse contexto que o trabalho freelancer desponta como um caminho fundamental de acesso e complementação de renda para as mulheres, sobretudo para as mulheres que também são mães. De acordo com o Relatório Global de Gênero, divulgado no Fórum Econômico Mundial de 2021, se continuarmos neste ritmo, as mulheres levarão 267,6 anos para atingir a paridade econômica. Neste sentido, acredito que contribuir com a transformação desse cenário é um compromisso social que precisa ser assumido com urgência e responsabilidade, que é o que Freelas se propõe a fazer”, afirma Sophia Prado.

“O trabalho freelancer desponta como um caminho fundamental de acesso e complementação de renda para as mulheres, sobretudo para as mulheres que também são mães.”

Além da rede de profissionais cadastradas na plataforma ser direcionada para contratação de mulheres, a equipe da empresa também é formada exclusivamente pelo gênero feminino. O que não exclui a contratação por homens e o engajamento dos mesmos no projeto. “Nós acreditamos que é fundamental, inclusive, que os homens possam se engajar nessa luta contra a desigualdade de gênero. Temos grandes parceiros que foram fundamentais para que chegássemos aonde estamos hoje. Na verdade, é preciso que se compreenda que não se trata de uma questão pessoal, mas de um problema estrutural que impacta toda a sociedade. O fato de você não fazer parte de um segmento minorizado não lhe impede de compreender a importância de questionar processos de opressão, nem tampouco de sentir o seu impacto”, reitera.


Vantagens para as profissionais


Qualquer pessoa ou empresa pode contratar pela Freelas. Para se inscrever na plataforma é preciso fazer um cadastro, que é gratuito, com informações profissionais, ser maior de 18 anos e atuar como profissional da Economia Criativa.


Entre as profissões listadas estão: Artes Cênicas (inclusive música, dança, circo e teatro), Artes Visuais (pintura, escultura, fotografia), Audiovisual (cinema, rádio, entre outras ligadas à radiodifusão), Editoração e Mídia Impressa (escrita e revisão de textos, tradução, livros e outras publicações), Novas Mídias (desenvolvimento de softwares, videogames, conteúdos criativos digitalizados, entre outros), Arquitetura, Publicidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Atividades Culturais e Recreativas, Design (de interiores, gráfico, moda, jóias, web), Cozinha e Gastronomia, Moda, Maquiagem, Tatuagem, Costura e Figurino, etc.


Entre as vantagens de ser cadastrada na Freelas é que a profissional poderá enviar orçamentos ilimitados e efetivar quantos contratos quiser, pagando apenas 10% pelos serviços contratados. A plataforma amplia a carteira de clientes e dá garantia de pagamento, além de dar acesso a formações, grupos de acolhimento terapêutico, entre outros. 


Facilidade na contratação


Para as empresas que contratam pelo Freelas, os benefícios são: acessar portfólios e avaliações de profissionais de todo o país; acompanhar projetos e impacto gerado em tempo real; fazer toda a gestão das contratações, anexando documentos, contratos, notas fiscais, no mesmo ambiente virtual. 

Um grande diferencial, apontado pela diretora-executiva da Freelas, é que as organizações têm a possibilidade de realizar contratações temporárias com poucos cliques. Com isso, em um ano, é possível transformar 240 processos de contratação e pagamento em apenas 12, economizando mais de 17 mil horas de gestão dos clientes. Além disso, hoje, qualquer empresa que queira se manter atualizada e conectada com as tendências do mercado precisa olhar para suas práticas de ESG – sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português).

Organizações que apostam na diversidade desempenham 25% melhor, tem 21% mais chances de aumentarem os lucros, têm uma cultura de inovação 600% maior, além de reduzirem índices de turn over, absenteísmo e atraírem mais talentos.

“O que nós fazemos no Freelas é transformar um investimento que já seria realizado em uma ação de responsabilidade social. Mais do que posicionamento de marca, com o Freelas, nós oferecemos diversidade, inclusão e representatividade. Isso porque a partir dos nossos selos, nós indicamos que aquele projeto foi realizado por mulheres, por mulheres negras ou por mulheres LGBTQIA+ e isso é disruptivo por muitas razões. Organizações que apostam na diversidade desempenham 25% melhor, tem 21% mais chances de aumentarem os lucros, têm uma cultura de inovação 600% maior, além de reduzirem índices de turn over, absenteísmo e atraírem mais talentos. Quem não acompanhar essa tendência certamente não conseguirá se manter no mercado nos próximos anos”, afirma Sophia.


O selo a que ela se refere é Selo Freelas, uma garantia de que o projeto contratado pela empresa será realizado por uma equipe formada por mulheres. Esse selo traz garantia de geração de impacto social, representatividade e bom posicionamento para a marca. Também há o Selo Freelas LGBTIA+ e o Selo Freelas Black. O primeiro garante que o seu projeto foi realizado apenas por mulheres LGBTIs e o segundo que foi realizado exclusivamente por mulheres negras. Além disso, ao final do serviço, é possível fazer uma avaliação do mesmo. Essas notas contribuem para a manutenção da qualidade do atendimento da Freelas, além disso as profissionais com melhor desempenho tem preferência nas indicações de orçamento e serviços futuros.


Reconhecimento


A startup já conta com seis selos de diferentes instituições e algumas premiações. A última, recebida agora em abril, foi na Rio 2C, o maior evento de inovação e criatividade da América Latina, onde a Freelas concorreu com mais de 50 startups de todo país em um Pitching Show. 



“É evidente que reconhecimentos como este ou de grandes organizações como o Shell Iniciativa Jovem, o Innovativa, o Impact Hub, entre outros, são fundamentais enquanto validação do trabalho que desenvolvemos até aqui. Ao mesmo tempo, acredito que nosso trabalho está apenas começando e que ainda há um longo caminho a percorrer. Me sinto estimulada com desafios e acredito que ainda há muito para ser realizado e conquistado. Hoje, qualquer mulher do mundo que atue na economia criativa pode se cadastrar gratuitamente para acessar oportunidades profissionais na plataforma. Esta semana, nós lançamos o melhor software de contratação e gestão de freelancers do país. Para mim, estas são, sem dúvida, nossas maiores conquistas”, afirma Sophia Prado.


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/freelas-conecta-mulheres-freelancers-a-oportunidades-profissionais/

Por D L 30 de maio de 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 de maio de 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 de maio de 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 de maio de 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 de maio de 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 de maio de 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 de maio de 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 de maio de 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 de maio de 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 de maio de 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: